Inclusão

Para incluir um novo título no módulo Periódico, clique no ícone da tela principal. O sistema abrirá uma tela com planilhas para cadastramento da obra. Será possível acessar as demais planilhas clicando sobre as abas: Dados Gerais, Assuntos, Editores, Idiomas, Links, Notas/Conteúdo ou Resumo.

titulo preriodico

  • Classificação: Informe o número de classificação referente ao assunto do periódico que está sendo cadastrado
  • ISSN: Cadastre apenas o número sem a expressão ISSN na frente. Ex.: 0222-0206
  • Cutter: Informe a notação do autor
  • Classificação CAPES: Informe a classificação da Capes conforme as opções apresentadas na seta.
  • Título: Este campo está dividido em duas partes

Na primeira digite os artigos definidos ou indefinidos, nacional ou estrangeiro,  que serão desconsiderados na alfabetação. (Ex.: O ,A, Os, As ou Um , Uma, Uns, Umas). Na segunda parte, cadastre o título do periódico propriamente dito. (Ex.: Informação Hoje)

  • Subtítulo: Informe o subtítulo do periódico. Ex.: problemas na comunicação
  • Título Antigo: Informe o título antigo do periódico caso ele tenha mudado o nome
  • Título Equivalente: Informe o título pelo qual o periódico também é conhecido.
  • Continuado por: campo utilizado no caso de troca do nome do periódico.
  • Continuação de: campo utilizado no caso de troca do nome do periódico.
  • Título Abreviado: Informe o título abreviado do periódico caso exista. Ex. Pequenas Empresas Grandes Negócios – PEGN
    ATENÇÃO. Esse campo será utilizado para etiqueta, caso tenha conteúdo.
  • Local: Informe o local da editora do periódico
  • Tipo: Informe o segmento do periódico.
  • Tipo: Marque a opção que corresponda ao periódico que estará sendo cadastrado
  • Periodicidade: Marque a opção que corresponda ao periódico que estará sendo cadastrado
  • Nasc./Est.: Informe a origem da obra como nacional ou estrangeira.
  • Descrição física: Informe a paginação, medidas e ilustração.
  • Assuntos: Proceda conforme instruções. (Ver capítulo 6)
  • Editores: Proceda conforme instruções. (Ver capítulo 7)
  • Anexo: Informe os anexos da obra.
  • Link: Informe o apontamento para o link da pagina do periódico,
  • Idiomas: Proceda conforme instruções. (Ver capítulo 8)
  • Assuntos: Proceda conforme instruções. (Ver capítulo 6)
  • Editores: Proceda conforme instruções. (Ver capítulo 7)
  • Idiomas: Proceda conforme instruções. (Ver capítulo 8)
  • Notas: Utilize este campo para digitar quaisquer informações para as quais não haja campo previsto
  • Conteúdo: Utilize este campo para informar o conteúdo
  • Disponibilidade: Utilize este campo para informar a disponibilidade
  • Resumo: Utilize este campo para informar algum resumo
  • Desabilita Consulta: Utilize este campo para desabilitar a consulta do “Portal” e do “Consulta” Ao terminar o preenchimento dos campos clique no botão para confirmar o que foi cadastrado. Caso deseje cancelar a inclusão, consequentemente perdendo os dados que foram escritos, clique no botão

Inclusão de Assinatura

Para incluir uma assinatura no módulo Periódico, é necessário realizar uma busca no campo , selecionar o título do periódico no grid e clicar no ícone .

O sistema abrirá uma tela com outros ícones, como: Incluir, Alterar, Excluir, Renovar, Registrar, Ficha, Circulação, Transferir e Voltar.

Clique no botão e o sistema abrirá uma tela com planilhas para cadastramento da Assinatura do Periódico. Será possível acessar as planilhas clicando sobre as abas: Dados da Assinatura, Dados Financeiros, Notas/Conteúdo, Área do Conhecimento e Cursos.

Informe os dados nos campos, conforme o padrão adotado pela Instituição, deixando em branco aqueles que não serão utilizados.

Ao terminar o preenchimento dos campos clique no botão para confirmar o que foi cadastrado. Caso deseje cancelar a inclusão, consequentemente perdendo os dados digitados nas planilhas, clique no botão .

Seguem abaixo cada uma das planilhas e a descrição de seus campos.

Planilha assinatura é composta por várias abas.

Dados de Assinatura/Dados financeiros/Notas e Conteúdos /Áreas do conhecimento / Curso

dados financeirosnotaseconteudosareas do conhecimentocursos

  • Periódico: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema
  • Número da Assinatura: Preencha neste campo o número da assinatura do periódico. Observe que essa campo é obrigatório.
  • Pedido: Informe o número do pedido, caso a Instituição trabalhe com o mesmo. Esse é um número interno que a instituição poderá estar trabalhando para facilitar o controle dos pedidos
  • Código do Assinante: Informe o código da assinatura caso a Instituição o receba
  • Periódico: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema
  • Número da Assinatura: Preencha neste campo o número da assinatura do periódico
  • Pedido: Informe o número do pedido, caso a Instituição trabalhe com o mesmo. Esse é um número interno que a instituição poderá estar trabalhando para facilitar o controle dos pedidos
  • Código do Assinante: Informe o código da assinatura caso a Instituição o receba
  • Data do Pedido: Informe a data do pedido, para tal clique no ícone e o sistema exibirá um calendário, onde será possível escolher o dia, mês e ano desejado. Para mudar o mês, clique na seta da esquerda (mês anterior) ou da direita (mês posterior); para mudar o ano, clique na seta dupla da esquerda (ano passado) ou da direita (ano seguinte)
  • Data: Informe a data do cadastramento, para tal clique no ícone e o sistema exibirá um calendário, onde será possível escolher o dia, mês e ano desejado. Para mudar o mês, clique na seta da esquerda (mês anterior)ou da direita (mês posterior); para mudar o ano, clique na seta dupla da esquerda (ano passado) ou da direita (ano seguinte)
  • Status: Selecione entre as opções oferecidas pelo sistema o status da obra no processo de aquisição
  • Setor: Escolha o setor para o qual será feita a assinatura
  • Destino: Escolha entre as opções oferecidas, todas as que se aplicam a este periódico. A opção Circulação habilita os fascículos para circularem entre os usuários que forem cadastrados na lista de circulação; a opção Indexação gera os formulários para que o Colaborador possa preenchê-lo com os descritores que melhor lhe convém na recuperação do periódico; a opção Protocolo gera uma carta de aviso de guarda do fascículo para o usuário solicitante tê-la em seu setor; a opção Agradecimento gera formulário de aviso de chegada de fascículos endereçados à Instituição que efetuou a doação dos mesmos
  • Complemento: Cadastre informações complementares relacionadas ao tipo de aquisição (Banca de jornal no caso de Compra, por exemplo)
  • Desabilita Consulta: Utilize este campo para desabilitar a consulta do “Portal” e do “Consulta”
  • Solicitante: Para inserir o solicitante da publicação clique no botão . O sistema abrirá uma tela com acesso à lista de descritores cadastrados. Digite o nome do Solicitante no campo e clique no ícone . Todos os Solicitantes que correspondam ao que foi digitado aparecerão listados na tela

Para selecionar o solicitante, dê um duplo clique no nome ou um clique no nome e outro no ícone .

Ele passará para o campo Solicitante na tela de cadastramento da publicação.

Para alterar o nome de um Solicitante (de todo o sistema) é preciso ir ao Catálogo Autoridade de Autor e efetuar a alteração conforme instruções próprias do catálogo. Ao alterar dados no Catálogo Autoridade de Autor, serão automaticamente alteradas todas as obras que utilizarem esse termo no cadastro.

Colaborador: Para inserir o colaborador da publicação clique no botão . O sistema abrirá uma tela com acesso à lista de descritores cadastrados. Digite o nome do Colaborador no campo Barra-Localizar02.gif e clique no ícone .

Todos os Colaboradores que correspondam ao que foi digitado aparecerão listados na tela.

Para selecionar o colaborador, dê dois cliques no seu nome ou um clique no nome e outro no ícone . Ele passará para o campo Colaborador na tela de cadastramento da publicação.

Para alterar o nome de um Colaborador (de todo o sistema) é preciso ir ao Catálogo Autoridade de Autor e efetuar a alteração conforme instruções próprias do catálogo. Ao alterar dados no Catálogo Autoridade de Autor, serão automaticamente alteradas todas as obras que utilizarem esse termo no cadastro.

Fornecedor: Para inserir o fornecedor da publicação clique no botão . O sistema abrirá uma tela com acesso à lista de descritores cadastrados. Digite o nome do Fornecedor no campo e clique no ícone . Todos os Fornecedores que correspondam ao que foi digitado aparecerão listados na tela.

editor fornecedor

Para selecionar o fornecedor, dê dois cliques no seu nome ou um clique no nome e outro no botão .

Ele passará para o campo Fornecedor na tela de cadastramento da publicação.

Para alterar o nome de um Fornecedor (de todo o sistema) é preciso ir ao Catálogo Autoridade de Editor e efetuar a alteração conforme instruções próprias do catálogo. Ao alterar dados no Catálogo Autoridade de Editor, serão automaticamente alteradas todas as obras que utilizarem esse termo no cadastro.

Prazos da Assinatura

Início – Selecione a data inicial da assinatura do periódico. Para tal clique no ícone e o sistema exibirá um calendário, onde será possível escolher o dia, mês e ano desejado. Para mudar o mês, clique na seta da esquerda (mês anterior) ou da direita (mês posterior); para mudar o ano, clique na seta dupla da esquerda (ano passado) ou da direita (ano seguinte). O preenchimento deste campo é obrigatório.

Fim – Selecione a data final da assinatura do periódico. Para tal clique no ícone e o sistema exibirá um calendário, onde será possível escolher o dia, mês e ano desejado. Para mudar o mês, clique na seta da esquerda (mês anterior) ou da direita (mês posterior); para mudar o ano, clique na seta dupla da esquerda (ano passado) ou da direita (ano seguinte). O preenchimento deste campo é obrigatório.

Aba de Dados Financeiros

  • Moeda Paga: Escolha qual a moeda que consta na obra. Ex.: R$, US$, FR, £$
  • Moeda de conversão: Escolha qual a moeda para conversão. Ex.: R$, US$, FR, £$
  • Cotação: Informe o valor da cotação
  • Valor Pago: Informe o valor pago pela obra. Ex.: US$ 20
  • Banco (código e nome): Informe o número do código e o nome do banco

Aba de Notas/Conteúdo

  • Notas: Utilize este campo para digitar quaisquer informações para as quais não haja campo previsto e somente dados referentes ao contrato de assinatura com o fornecedor.
  • Conteúdo: Informações referentes ao periódico ou para digitação livre e somente dados referentes ao contrato de assinatura com o fornecedor.

Aba de Áreas de Conhecimento

  • Área do Conhecimento: Informe a área do conhecimento que o periódico está ligado. Pode ser digitado no campo apenas as iniciais da palavra procurada. O sistema apresentará na tela uma lista com todos os termos que correspondam ao que foi digitado. Dê um clique em cima do termo e ele aparecerá no espaço acima.

Aba de Cursos

  • Cursos: Informe um ou mais curso que o periódico é destinado dentro da Instituição. Ex: Ciência da Computação, Letras etc. Pode ser digitado apenas as iniciais da palavra. Todos os termos que correspondam ao que foi digitado aparecerão listados na tela. Dê um clique em cima do termo e ele aparecerá no espaço acima.

Inclusão de Fascículos

Para incluir um fascículo é necessário ter uma assinatura corrente. A inclusão pode ser feita pelo grid de assinatura , ou no grid principal do Periódico.

Clique no ícone de incluir um novo fascículo e o sistema abrirá a seguinte tela:

registrodeperiodico

  • Periódico: Campo preenchido automaticamente pelo sistema
  • Ano da coleção: Digite o ano de publicação do periódico, esse campo servirá para controle de agrupamento da coleção, para o sistema BNWEB. (Ex.: 2005)
  • Edição: Digite o número da edição
  • Matéria de capa (Título do fascículo): Digite o título de capa do fascículo ou a matéria de capa
  • Ano do fascículo: Digite a quantidade de anos da publicação do periódico, esse é o ano referente a idade do periódico. (Ex.: 03)
  • Volume: Digite o volume do fascículo
  • Número: Digite o número do fascículo
  • Data do fascículo: Digite a data de publicação do fascículo, esse campo também poderá ser preenchido com dia, mês e ano ou mês e ano, ou ano, ou simplesmente com a palavra summer para periódicos internacionais
  • Paginação: Digite o número de páginas do fascículo
  • Suplemento: Digite o suplemento do fascículo, ex. Guia de saúde
  • Local físico: Digite o local físico do fascículo, somente no caso da Coleção ficar em local separado do acervo
  • Notas: Utilize este campo para digitar quaisquer informações para as quais não haja campo previsto
  • Data Clipping: utilize esse campo para divulgação do item , junto com a rotina de DSI (Veja DSI).
  • Marcar o fascículo como índice: Informe para diferenciar o fascículo no portal.
  • Anexos: Este campo é responsável pela ligação de imagens e documentos aos cadastramentos realizados. (Ver capítulo 10)
  • Assunto: inclua os diversos assuntos dos artigos do Fascículo, determine sua Qualificação e informe se na Ficha ficará ou não oculto.
  • Link: Utilize esta aba para incluir linkamentos Após preencher os campos de inclusão de fascículos, clique em um dos botões a seguir:
  • Registro: Indique a quantidades de fascículos recebidos e demais informações.
    Atenção. Esse preenchimento será responsável pela emissão das etiquetas dos fascículos.
  • Área: Utilize essa campo para informar a área do conhecimento ou a área de atuação da instituição que o periódico atende.

– para gravar as informações cadastradas e fechar a tela de inclusão.
– para gravar as informações cadastradas e abrir uma nova tela de cadastramento.
– para gravar as informações cadastradas e abrir uma nova tela para cadastramento mantendo os dados do anterior.
– para cancelar e finalizar a operação executada, ou seja, todos os dados inseridos na tela serão apagados.