Para renovar um livro no sistema, passe o mouse sobre os seguintes itens Módulos/Empréstimo/Balcão.
Ao clicar na opção de Balcão, o sistema irá lhe redirecionar para a tela do grid do módulo Empréstimo – Balcão.
Da tela do Balcão utilizaremos a área de empréstimo:
Antes de iniciarmos o procedimento de renovação, será necessário primeiro localizar o usuário no Balcão.
A seguir os passos para entrar com o usuário:
Veja os exemplos
Usuário
O sistema irá disponibilizar um combobox para que o usuário seja localizado .
Basta digitar as iniciais da matrícula, nome, etc. que o sistema irá exibir os usuários (Exemplo 1).
No grid das obras emprestadas localize o registro que deseja renovar, selecione com o mouse e utilize o botão para realizar a renovação.
OBS.: Só será possível a renovação se o livro não tiver reserva, se o usuário não estiver suspenso ou com atraso. O sistema também verificará se a quantidade de renovações atende aos parâmetros para o perfil do usuário.
Exemplo 1:
Após clicar no usuário o sistema habilitará as ferramentas do balcão. Caso o usuário, até este momento, não tenha em seu cadastro a informação de e-mail, o sistema exibirá a seguinte tela:
Isto ocorre, pois, a maioria das operações de empréstimo geram e-mails aos usuários. E-mails informando a data de devolução, e-mails confirmando uma reserva, entre outros. O sistema exibirá esta mensagem todas as vezes que o operador entrar com os dados do usuário no balcão até que se faça o cadastro do e-mail.
Após este cadastro, o sistema abrirá a área de trabalho no módulo balcão:
Para realizar o procedimento de devolução, será necessário selecionar o item a ser renovado com um clique e logo após clicar no ícone, que fica á direita do grid.
Após finalizar os procedimento passados acima, utilize uma das opções abaixo para finalizar a operação:
– Utilize para finalizar o empréstimo emitindo boleta.
– Utilize para finalizar o empréstimo sem emitir boleta.